domingo, 15 de maio de 2016

Transformações na Paisagem






    Com a expansão da cidade de Salvador no sentido norte, vários bairros foram crescendo e se desenvolvendo, entre eles o Imbuí. Originalmente possui uma extensa área verde com florestas, dunas e rios, com a ocupação do bairro, essa paisagem deu lugar à grandes vias, viadutos, prédios e condomínios. Mas essa transformação gerou inúmeros impactos ambientais, além da perda de grande parte da vegetação nativa, como os alagamentos nos períodos de chuva e poluição dos rios, como o Cascão.

    A obra do metrô, a construção do Complexo Viário do Imbuí e a construção da praça Multiuso, que cobre o canal que corta a região, são algumas das transformações mais recentes que ocorreram no bairro, bem como o surgimento crescente de um grande número de condomínios.





   
Antes e depois da região do Imbuí

                                       



Mapa do Complexo Viário




Vista dos prédios do Imbuí



Complexo Viário do Imbuí









Complexo Viário do Imbuí

   Para garantir uma maior mobilidade urbana principalmente na região do Imbuí e da Avenida Paralela, uma das mais congestionadas de Salvador, e visando a Copa do Mundo de 2014, foi construído o Complexo Viário do Imbuí, como parte do programa Mobilidade Salvador. É composto por 3 viadutos, além de vias marginais e complementares. As construções são de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e receberam R$ 95 milhões em investimentos dos governos estadual e federal.






Complexo Viário do Imbuí em construção
   O complexo foi alvo de controvérsias por seu uso exclusivo a automóveis motorizados, visto que não se permite o uso por ciclistas e pedestres pela falta de faixas e vias exclusivas. Alega-se que a construção do complexo contraria a Lei 12.587 de 2012, que estabelece a Política Nacional da Mobilidade Urbana (PNMU), pois o alvo da obra seria o usuário de veículo motorizado particular.

    A obra foi inaugurada dia 27 de Setembro de 2014.

Obras da Linha 2 do Metrô incluem Imbuí


Na cidade de Salvador, longos congestionamentos são enfrentados em vários trechos da cidade seja de carro ou de transporte público, inclusive na região do Imbuí. A Linha 2 do metrô, na qual uma das estações é no bairro do Imbuí, deve ficar pronta até meados de 2017, segundo a CCR – responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário entre Salvador e Lauro de Freitas. Com a implantação, a locomoção será facilitada.

 Linha 1 e 2 do metrô de Salvador.

As treze estações previstas para a Linha 2 são: Acesso Norte, Detran, Rodoviária, Pernambués, Imbuí, CAB, Pituaçu, Flamboyant, Tamburugy, Bairro da Paz, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas. Segundo a CCR Bahia, atualmente, a Linha 2 passa por intervenções de infraestrutura como terraplanagem, drenagem e pavimentação.
Segundo Luiz Valença, presidente da CCR ,quando esta linha estiver em operação total, deverá transportar entre 450 mil e 500 mil pessoas todos os dias. Até agora, 22% das obras estão concluídas. Dentre as intervenções, estão a colocação de trilhos, montagem das estruturas pré-moldadas, a execução da cobertura de algumas estações e o revestimento externo das salas técnicas e das subestações de energia, no caso da estação Imbuí.


 Metrô já está em funcionamento em outros trechos da cidade.

Nova praça do Imbuí

Inaugurada em 2010, com investimento de R$ 57 milhões, a praça central do bairro do Imbui, em Salvador, estava deteriorada. Através de um projeto de requalificação, a praça do Imbuí, revitalizada em janeiro de 2016, evidencia o considerável desenvolvimento comercial e residencial que bairro apresenta. Os moradores da região contam com um espaço para lazer e práticas esportivas: quadras poliesportivas, miniciclovia, espaço para cães, pista de skate e parque infantil melhoram a infraestrutura do bairro. Para os deficientes visuais, há pisos táteis, e aos deficientes físicos, rampas de acesso.
Com obra realizada por meio da Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), a grande novidade da praça é a construção de uma área especial para animais. De acordo com o secretário da Seman, Marcílio Bastos, a iniciativa é fruto de um desejo da população e demonstra a preocupação de atender as necessidades dos moradores da região.

Espaço exclusivo para cães foi criado em praça.

Espaço para crianças na praça do Imbuí. 

Além disso, as barracas foram transferidas para quiosques construídos ao redor da praça, o que não só melhorou a estética do bairro, mas também o trabalho dessas pessoas. A intervenção contemplou compactação e marcação do piso, novos alambrados, traves e iluminação atendendo as reivindicações dos moradores do Imbuí.

Obra da praça que foi construída sobre o canal que corta a região (2010).